**O que comer à noite para não engordar? 

Rita Caride dá dicas do que comer à noite para evitar o sobrepeso e manter a forma!

 

Nosso metabolismo não é o mesmo à noite, explica Rita, nutricionista e especialista em estética da La Forme Center.

 

Nessa parte do dia, nosso organismo prepara-se para diminuir o ritmo e até mesmo o cérebro envia ondas mais lentas para nos tirar do estado de vigília. Todo um processo é desencadeado para preparar o sono de qualidade tão importante à saúde, bem-estar, disposição e beleza.

 

E ninguém duvide do efeito de uma noite bem dormida sobre a aparência, não é mesmo?

 

Mas, o sono e seu preparo pedem refeições mais apropriadas. Seja para assegurar  qualidade a ele, seja para evitar o acúmulo de peso, a refeição noturna é uma das que mais merecem cuidado!

 

Elas são as principais responsáveis pelo aumento de peso já que, após nos alimentarmos, iremos entrar em descanso, teremos nosso metabolismo muito mais reduzido que em estado de vigília e os excessos cometidos nessas refeições não contarão com a atividade física que auxilia na queima calórica.

 

Alguns nutrientes não combinam mesmo com esse estado do organismo de queima calórica reduzida como é o caso dos carboidratos, nutrientes essenciais para trazer energia para o corpo que, porém se não queimados se tornarão em verdadeiros  "vilões" na dieta noturna de quem deseja manter o peso ou emagrecer, transformando-se em "gordura". Cuidado!

 

Assim, para ajudar na substituição desse nutriente nessas refeições e garantir um jantar e ceia saudáveis e não comprometedores do seu peso corporal, Rita Caride selecionou algumas opções que vão fornecer outros nutrientes importantes para seu corpo nesse horário e também saciar sua fome de maneira muito mais saudável.

 

Triptofano e serotonina no cardápio do jantar para aquele sono  bom!

 

O leite é rico em triptofano, substância precursora da serotonina que dá aquela sensação de prazer e bem-estar além de melatonina, hormônio de influência na regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha. Mas, atenção: o ideal é o leite "desnatado" que tem teores reduzidos de gorduras e calorias. Se preferir, acrescente um sache de chá de camomila ou outro de sua preferência.

 

Já os queijos, assim como o leite, também são ricos em triptofano e melatonina. Uma fatia de queijo branco ajudará a controlar o seu apetite e ainda ajudará numa boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal. Pode acrescentar uma colher de sobremesa de geleia light.

 

A única restrição é para quem tem problemas de intolerância ou alergia à Lactose.

 

As castanhas, nozes e avelãs são do grupo das oleaginosas também são fontes naturais de triptofano. Além disso, são ricas em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, vá com calma! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado a 2 a 3 unidades de uma delas, o suficiente para obter os benefícios sem comprometer a dieta.

 

Tem alimento que ainda potencializa a ação do triptofano?

 

Sim! A vitamina B6 presente na aveia tem essa ação. Então, que tal preparar um mingau de de aveia ou ainda, comer um iogurte light salpicado com aveia?

 

A única restrição desse cereal é para quem apresenta intolerância ao glúten.  

 

Algumas bebidas podem também favorecer o sono e o peso se tomadas no jantar?

 

Sim! Os chás de erva doce ou camomila possuem efeito calmante, por isso ajudarão a relaxar induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.

 

O maracujá também possui efeito calmante e, por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado ou iogurte natural desnatado.

                                        

Lembre-se!

 

Sua alimentação deve ser saudável, geradora de prazer e suficiente para você não sentir fome. Precisa ser adotada pelo resto de sua vida. O controle do seu peso e principalmente da sua saúde depende muito dos bons hábitos que você praticar todos os dias!

 

Como posso ter mais dicas de Rita Caride sobre nutrição e estética?

 

Adquira consulta nutricional e agende pelo 19 3251 1100. Clique aqui:

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A La Forme Center atua com no emagrecimento e rejuvenescimento corporal há mais de 25 anos, sendo essa uma de suas principais expertises - a redução de peso com perdas de medidas corporais.

 

Atende unissex, com hora marcada, de segunda à sábado. Agende avaliação gratuita com consultora especializada pelo fone  19 3251 1100. Rua Barreto Leme 2559, ao lado do Varandas Shopping no Cambuí, Campinas-SP. Estacionamento próprio e manobrista. Acompanhe as dicas de Rita Caride no blog da Clínica pelo www.laformecenter.com.br.