NUTRIÇÃO ESPORTIVA, recomendações salutares

A prática de atividade física como a musculação promove a queima calórica para obtenção de energia, para a realização dos movimentos e força que estimulam a musculatura.  

Lembre-se que os "carboidratos" atuam diretamente na recuperação muscular enquanto que as "proteínas" atuam na sua estrutura essencial.  Assim, a nutrição ideal para a atividade física deve combinar CHO + PROTEÍNAS além de hidratação permanente, com o cuidado de respeitar as demandas para cada um deles nas fases que antecedem o exercício físico, durante ele e nas 2 horas imediatamente após o seu término.  

Sendo assim, qual deve ser a alimentação "pouco antes" do treino? 

Nessa fase, deve-se dar preferência aos alimentos que dão mais energia e que são de fácil absorção pelo organismo, ou seja, os carboidratos (CHO), tais como: pães e bolachas integrais com queijo de minas light ou cream cheese, cereais matinais light com iogurte light ou desnatado, frutas, sucos, barras de cereais ou de proteína, batata doce, etc. 

E "durante", deve-se alimentar também?   

Deve-se consumir água durante toda a atividade, para evitar a desidratação. No caso do exercício ultrapassar 1 hora, deve-se evitar a hipoglicemia consumindo frutas com ou sem cereais light, barras de cereais, carboidratos de ação rápida (em gel, por exemplo). E, se ultrapassar 2 horas, fazer uso de água de coco ou bebidas esportivas durante a atividade.  

 E, "após" o treino, o que é melhor consumir para os músculos?

Imediatamente após o treino, os músculos trabalhados apresentam "pequenas fissuras" e o organismo cuidará de repará-las, procurando os nutrientes necessários e disponíveis. 

Na primeira hora após, é a vez das proteínas que podem ser consumidas na forma de shakes (Aminoforme ou whey protein) batidos com frutas ou água de coco. 

E, nas 2 horas posteriores ao treino, barras de proteínas, sanduíche integral com Queijo Minas light e peito de peru light.  

Venha conhecer outras dicas que farão diferença na sua alimentação diárias, redução de medidas, ganho de massa magra e saúde. Faça uma consulta nutricional com direito a acompanhamento, agendando pelo fone 19 3251 1100.

 

La Forme Center - Sua Clínica de Estética e Bem-Estar.

Rua Barreto Leme 2559 - Cambuí - Campinas - SP. Estacionamento próprio e manobrista.

Atendimento unissex de segunda à sexta, das 7h às 21h e, aos sábados, das 8h às 13h. 

Avaliação estética gratuita. Fone 19 3251 1100.  www.laformecenter.com.br