LIMPEZA DE PELE, orientações sobre o procedimento 

A limpeza de pele é um tratamento básico da pele que visa desobstruir os póros, removendo cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos), miliuns (pequenos cistos salientes contendo sebo no seu interior) e impurezas, preparando a pele para a aplicação de outras substâncias ou a realização de outros tratamentos mais complexos. 

É indicado para todos os tipos de pele - normal, seca, oleosa, mista - e pode ser realizada, além do rosto, também no colo e costas. 

Existe um passo-a-passo para esse tipo de tratamento de pele?  

Sim, algumas etapas são bem definidas embora possa haver alguma variação entre os profissionais. Mas, normalmente cumpre-se estas etapas numa limpeza de pele convencional de boa qualidade: assepsia, esfoliação, extração, massagens, aplicação de máscaras e filtro solar.  

A etapa preliminar de Assepsia objetiva limpar a pele de resíduos de maquiagem, cosméticos, oleosidade excessiva, impurezas em geral, vindas da poluição. Nessa fase, a pele é hgienizada com loções de limpeza desengordurantes seletivas para cada tipo de pele.  

A segunda etapa é a de Esfoliação que tem por objetivo, promover uma efeito mais abrasivo sobre a pele, capaz de afinar a camada mais superficial (córnea) e facilitar a extração de ácnes e cravos.  

A terceira é constituída da Extração efetivamente, mais longa, é quando é feita a retirada dos cravos e espinhas propriamente, Nessa etapa, usa-se a vaporização por ozônio e/ou água sobre a região, com efeito emoliente sobre os póros, facilitando ainda mais a retirada das impurezas. Segue-se à retirada delicada e vagorosa dos cravos, onde a esteticista usa os próprios dedos e gaze ou espátula especial, de forma a evitar marcas na pele. Os miliuns são removidos com microagulhas para facilitar a abertura e retirada do sebo, enquanto as espinhas são retiradas ou não, a critério do profissional, já que sua extração pode resultar em inflamações.  

Após as extrações, pode-se aplicar um aparelho de alta frrequência com efeito cicatrizante e anti-séptico sobre a região das microlesões. 

A quarta fase é o Massageamento suave e metódico da região avermelhada pela extração, feito com movimentos delicados de finalidade terapêutica que auxiliam na penetração de substâncias calmantes e hidratantes sobre a pele. Coadjuvante do massageamento, pode-se fazer nessa etapa, a aplicação de compressas de loções calmantes e águas termais.

A quinta etapa é de finalização e consiste na aplicação de Máscaras calmantes, à base de azuleno e mentol compatíveis com o tipo de pele do paciente. Sendo o momento em que os póros, antes dilatados, são retraídos novamente. 

A útima etapa é a de aplicação do Filtro Solar que se faz sobre a pele sensível após o tratamento, com fator igual ou superior a 30, para evitar queimaduras e os efeitos nocivos dos raios UV.  

Qual a periodicidade em que a limpeza deve ser feita?  

Varia de acordo com cada tipo de pele, porém é aconselhável que o procedimento seja repetido a cada 30 dias. 

Saiba mais sobre nossos tratamentos faciais, acessando o link www.loja.laformecenter.com.br/index.php/default/estetica-facial.html.

 

La Forme Center - Sua Clínica de Estética e Bem-Estar.

Rua Barreto Leme 2559 - Cambuí - Campinas/SP. Estacionamento próprio e manobrista. 

Atendimento unissex de segunda à sexta, das 7h às 21h. Sábados, das 8h às 13h. 

 Avaliação estética gratuita. Fone 19 3251 1100. www.laformecenter.com.br