Endermologia - Tratamento para a celulite que usa vácuo-massagem para combater o aspecto de "casca de laranja" da pele. 

Também conhecida por Vacuoterapia, a Endermologia é um tipo de massagem profunda realizada através de aparelho que associa sucção, por meio de vácuo, ao deslizamento de uma ponteira massageadora sobre a pele. O aparelho possui uma ponteira por meio da qual drena e promove a sucção sobre a região de aplicação.

Como é o tratamento? 

A região a ser tratada poderá é recoberta por um óleo que facilita o deslizamento da ponteira sobre a pele.

 A massagem é feita por deslizamento dessa ponteira percorrendo o trajeto dos vasos sanguíneos no sentido do gânglio linfático, nas regiões dos braços, pernas e barriga com efeito ativador da circulação local e eliminador de líquidos e toxinas retidos e que formam os nódulos de celulite.

 Assim, nas pernas, os movimentos são ascendentes saindo da perna para a parte posterior do joelho, coxas até a virilha. Na barriga, o movimento é feito em direção à virilha e nos braços em direção às axilas.

 A massagem total dura em torno de 30 minutos e o número de sessões é indicado pelo especialista em estética, capaz de avaliar a reação da pele da paciente ao tratamento. Em média, são realizadas 6 sessões, feitas uma ou duas vezes por semana até se atingir os resultados esperados, quando então pode-se optar por um período de manutenção com sessões mais espaçadas. 

Quais os efeitos do tratamento? 

Os movimentos atingem o sistema linfático e o tecido adiposo. No primeiro, drena os líquidos retidos e estimula a produção de colágeno na camada mais profunda da pele. - a produzir fibroblastos, células que ajudam a dar o aspecto de firmeza à pele. No segundo, quebra as células de gordura. Na superfície da pele, faz uma esfoliação que elimina as células mortas e devolve à pele o seu brilho natural.

Para quem é recomendado este tratamento? 

Um especialista saberá analisar o grau da celulite, adaptando o tratamento, bem como saberá observar se a paciente apresenta as condições vasculares para sua realização. Esse tratamento está indicado para homens e mulheres que apresentem a formação de nódulos de celulite nas regiões indicadas antes – barriga, pernas e braços. Poderá ser recomendada também no pré e pós-cirúrgico da lipoaspiração, por recomendação médica nesse caso.

Tratamentos coadjuvantes 

Fatores como a hereditariedade, alimentação desequilibrada, tabagismo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal, devem ser considerados para a eliminação definitiva da celulite.

Como a Endermologia deve ser feita, pelo menos, em dias alternados, pode-se associar a ele, a drenagem linfática para nos intervalos para acelerar os resultados. Ela também colaborará na redução de medidas e da celulite, pois também age sobre a retenção de líquidos.  Além da drenagem, são bem recomendados o uso do ultrassom, infravermelho e radiofrequência que também atuarão no contorno corporal. 

O tratamento gera alguma dor ou tem contra-indicações?

Geralmente, o procedimento não, entretanto, nos casos de celulite mais grave, pode não haver circulação local adequada, e, consequentemente, uma sensação dolorosa.

Também podem surgir pequenos hematomas que regridem naturalmente, causados pela massagem profunda, bastando  evitar a exposição ao sol, para evitar manchas. 

Gestantes não devem fazer o tratamento, bem como pessoas que apresentem trombose, doenças infecciosas e progressivas, cancro, problemas de coração, infecções agudas ou inflamações, problemas respiratórios, problemas nos rins, hepatite, diabetes e problemas circulatórios.

Saiba mais sobre os tratamentos corporais redutores de medidas e emagrecedores, bem como tratamentos faciais rejuvenescedores, todos unissex, à sua disposição na La Forme Center, sua Clínica de Estética e Bem-Estar. 

 

Agende avaliação gratuita pelo fone 19 3251 1100. Atendimento unissex de segunda à sexta, das 7h às 21h e, aos sábados, das 8h às 13h. Rua Barreto Leme 2559 - Cambuí - Campinas – SP. Estacionamento próprio e manobrista. 

Mais informações: www.laformecenter.com.br 

Fontes: Dra. Geana Lima, dermatologista especializada em medicina estética (CRM: 99005) e Dra. Ursula Metelmann, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM: 92449)