**Rita Caride dá dicas sobre saciedade, fome e apetite para  você manter o peso ideal!

 

Após emagrecer e atingir a meta de peso ideal, a relação com os alimentos não pode ser a mesma, você sabia ?

 

Pense! Aqueles hábitos e rotina levaram você ao aumento de seu peso e não podem mais ditarem as regras em sua vida! Mude, mude, mude!

 

Sua satisfação pessoal, autoestima elevada, saúde e bem-estar poderão ser conservados num novo modo de encarar sua rotina alimentar. Então, deixe-se levar por uma nova e saudável rotina.

 

Tenha em mente alguns pontos importantes sobre a alimentação saudável e respeite suas regras com certo rigor, favorecendo a nutrição do seu organismo e garantindo muito mais saúde e até longevidade.

 

Você sabe a importância dos nutrientes?

 

São substâncias como água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras que estão contidas nos alimentos e são indispensáveis para a nutrição do nosso organismo, tanto na construção dos seus tecidos, como na regulação dos processos químicos do seu funcionamento e no fornecimento de energia.

 

A falta ou o excesso de algumas dessas substâncias por tempo prolongado tanto prejudica o funcionamento de todo o sistema, como causa problemas de saúde que vão além da desnutrição dos tecidos do corpo, tais são a irritação, queda acentuada de cabelos, unhas quebradiças, desânimo, fraqueza muscular, distúrbios de atenção e aprendizado, perturbações nervosas etc.

 

Então, investir numa alimentação equilibrada, certamente vai garantir mais saúde e bem-estar físico e mental, melhor rendimento em suas atividades, a manutenção do seu peso ideal e uma melhor apresentação estética, tudo de bom!

 

Esses grupos de alimentos precisam ser respeitados na sua alimentação diária, lembrando que cada um e seu conjunto, atuam particularmente na formação e sustentação de diferentes tecidos do corpo.

 

Além de respeitar a ingestão dos grupos alimentares, qual outros alertas são importantes para uma alimentação saudável?

 

A qualidade da mastigação. Esse conjunto de ações que visa a trituração dos alimentos em pequenas partículas ligando-se entre si pela ação da saliva, é responsável pela formação do bolo alimentar que será deglutido e é preciso também dar atenção à essa importante etapa da nutrição.

 

Qualquer que seja o alimento, a mastigação sempre auxilia no processo digestivo, evitando alguns transtornos frequentes, como azia, má digestão, sonolência após as refeições, refluxo, etc. Portanto esteja atento a ela.

 

Quando  o alimento é colocado na boca e inicia-se processo de pressão no local, seu cérebro começa a ser estimulado também, na região do Hipotálamo, responsável pela sensação de saciedade. A natureza é tão perfeita que o ato de mastigar, anula a sensação de fome pouco depois da atividade.

 

Assim pode-se concluir que, quanto mais "devagar" se mastiga, maior será a sensação de saciedade!

 

Dica: Coma devagar, mastigando muito bem, transformando a hora das refeições numa fonte de prazer. Saboreie, "dê tempo para que seu cérebro perceba cada alimento colocado à boca" e tirará muito melhor proveito desse simples ato rotineiro.

 

Lembre-se! Nada de comer assistindo televisão ou olhando o celular ou computador. A falta de consciência na hora de alimentar-se são inimigos da saciedade e você tenderá a comer muito mais, desnecessariamente e em prejuízo de seu peso.

 

Existe diferença entre ter fome e sentir desejo de comer?

 

Sim! O apetite é a sensação específica de quer algo que gosta simplesmente pela sensação de prazer. Ele faz, muitas vezes, comermos por impulso e sem precisar.

 

 Não acredite muito nesse impulso. Ele motiva um neurotransmissor do cérebro e até desencadeia a sensação de fome, porém ela é passível de controle quando estimulamos a saciedade, se entendermos que ambas ocorrem durante todo o dia, sendo um fenômeno rotineiro.

 

Mantenha uma alimentação que supra suas reais necessidades orgânicas em 6 porções diárias, estimule a saciedade com a mastigação lenta e mais numerosa e evite "beliscar" a todo instante que tiver fome.

 

A conquista de hábitos saudáveis mudará sua relação com a comida e levará seu corpo a sua melhor condição! Invista nessa mudança!

 

Como posso ter uma dieta rica nos nutrientes necessários e que não seja repetitiva?

 

Com o acompanhamento nutricional especializado, não só a ingestão dos macronutrientes serão respeitadas, mas também suas preferências alimentares e sabores numa dieta customizada para suas necessidades.

 

Como posso ter mais dicas de Rita Caride sobre nutrição e estética?

 

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Não se esqueça!

 

Sua alimentação deve ser saudável, geradora de prazer e suficiente para você não sentir fome. Precisa ser adotada pelo resto de sua vida. O controle do seu peso e principalmente da sua saúde depende muito dos bons hábitos que você praticar todos os dias!

 

A La Forme Center atua com no emagrecimento e rejuvenescimento corporal há mais de 25 anos, sendo essa uma de suas principais expertises - a redução de peso com perdas de medidas corporais!

 

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