**Rita Caride explica porque devemos fazer refeições intermediárias para  você a manter o peso ideal!

 

 

Você faz quantas refeições por dia?

 

Se você é do tipo que belisca a toda hora, cuidado! Pode estar ingerindo calorias a mais e, pior, vazias de nutrientes para seu organismo. O controle do impulso para comer é importante, porque nem toda fome é sinal de falta de nutrição. O desejo por alimentos também desencadeia o mesmo processo no organismo.

 

Já viu aquela criança ou adulto que só sente fome para alimentos específicos? Sim! E, em geral, tal fome só aponta frente aos seus pratos preferidos - guloseimas, massas, doces, etc. Então, não se iluda! Nem toda fome precisa ser saciada imediatamente!

 

Por outro lado, quando se realiza a ingestão de alimentos, o processo digestivo irá durar em média 1 hora e alguns minutos, voltando a lançar mensagens de "fome" se o intervalo até a próxima refeição a partir de um tempo. Se nesse tempo em que as mensagens são enviadas, você demorar muito a atender, as mensagens vão se intensificar. A fome vai "aumentar" e, quando chegar a hora de alimentar-se, você irá comer além do necessário!

 

Então, a melhor opção para manter a fome sob controle e não cair em tentação de "devorar" o que ver pela frente na hora de comer, será fazer pequenas refeições (lanchinhos) entre as principais refeições, totalizando em torno de até 6 refeições ao dia.

 

Quais as vantagens? 

 

Elas colaborarão no processo químico de seu corpo, mantendo a glicemia sob controle (e evitando perda massa muscular consequente das hipoglicemias).

 

Diminuirão a sensação de fome e, consequentemente reduzirão a quantidade da próxima refeição que você irá fazer.

 

Manterão seu organismo sempre funcionando, e vão "ativar o seu metabolismo" e o aumento de gasto calórico.

 

E o que é melhor comer nos lanchinhos?

 

Dê preferência para as frutas frescas ou desidratadas, iogurtes diets e lights, barrinhas de cereais e coockies integrais e diets com fibras abundantes que favorecerão o funcionamento intestinal.

 

Já existe na indústria, algumas marcas confiáveis de lanchinhos de frutas desidratadas que, como as barrinhas, são fáceis de transportar, podendo ser levadas dentro da bolsa ou até no bolso no caso dos homens.

 

Lembre-se!

 

Mantenha uma alimentação que supra suas reais necessidades orgânicas em 6 porções diárias, estimule a saciedade com a mastigação lenta e mais numerosa e evite "beliscar" a todo instante que tiver fome.

 

A conquista de hábitos saudáveis mudará sua relação com a comida e levará seu corpo a sua melhor condição! Invista nessa mudança!

 

Sua alimentação deve ser saudável, geradora de prazer e suficiente para você não sentir fome. Precisa ser adotada pelo resto de sua vida. O controle do seu peso e principalmente da sua saúde depende muito dos bons hábitos que você praticar todos os dias!

 

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