AME AQUILO QUE SEMPRE ESTÁ CUIDANDO DE VOCÊ , SUA PELE! 

A pele é o maior órgão do corpo humano e uma das suas principais funções é a proteção contra radiação ultravioleta (sol), traumatismos, penetrações de substâncias e germes, entre outras milhares de atribuições. 

Alguns cuidados diários com nossa pele prolongam a sua vitalidade, favorecendo a saúde e beleza desse importante órgão do nosso corpo! 

Alimentação: Alguns elementos essenciais à formação e renovação celular desse órgão estão presentes nos alimentos, como a Vitamina A, Betacaroteno, aminoácidos formadores do colágeno entre outros. A preferência por uma dieta equilibrada, rica em fibras, legumes, verduras e proteínas e livre de gorduras, favorece a saúde e aparência da Pele enquanto o consumo de 2 litros de água diariamente, no mínimo, garante a hidratação da sua parte mais interna, levando melhor hidratação da pele.

Higiene: O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Evite o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, mantendo sempre a pele livre para respirar! 

Hidratação: Auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea. A hidratação regular previne problemas de descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. 

Proteção solar: A exposição à radiação ultravioleta (sol) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, podendo levar à formação de pintas, manchas, envelhecimento e principalmente ao câncer de pele. Quanto antes começar a pele, melhor! E lembre-se de reaplicar o filtro conforme a recomendação e fator de proteção utilizado. 

Creme ou gel de tratamento: O uso diário dos ativos adequados para seu tipo de pele, seja para fins de prevenção ou tratamento estético, retarda o envelhecimento cutâneo e suaviza seus efeitos.

Então, não se esqueça de:

  • Evitar exposição excessiva ao sol.
  • Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras.
  • Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
  • Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.
  • Remover sempre maquiagem a noite.
  • E sempre hidratar.

O cuidado com pele deve ser individualizado, respeitando as características próprias e individuais de cada paciente, Por isso não deixe de consultar com seu dermatologista, que poderá indicar os melhores tratamentos.

---

Dra Leliane Froede 

Dermatologia clinica e estética.

M Rita Caride

Nutricionista responsável.