**Você sabe como funciona a Pirâmide Alimentar?

Saiba que ela pode equilibrar sua dieta com os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do seu organismo!


Rita Caride dá dicas de como ela funciona para você fazer as escolhas certas e manter-se sempre saudável e dentro do peso ideal!

 

De que se constitui a base da pirâmide?


Maior parte da figura, está representada pelo grupo de alimentos que devem ser consumidos com mais frequência durante o dia, em torno de 5 a 9 porções pequenas junto dos outros grupo. Esses alimentos ajudam muito na manutenção, restauração e crescimento da massa muscular fornecendo energia rapidamente para suprir as necessidades diárias.


Trata-se de um grupo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B e fibras que deve,estar presentes em pequenas porções ao longo do dia, tais como: cereais,  massas,pães, tubérculos e raízes.   

 

Qual é o segundo nível da pirâmide?


Desse grupo, um pouco menor que o anterior, estão os alimentos com altas concentrações de vitamina, minerais e fibras. São eles que regulam todas as atividades do organismo, diminuindo e evitando doenças degenerativas, como o aumento do colesterol, problemas cardiológicos, câncer, diabetes, estresse e outros problemas de saúde


Os alimentos desse grupo contém muita água, baixa caloria e aumentam a eficiência do sistema imunológico, ajudando também na manutenção da massa muscular.


Esse grupo é formado pelas frutas em hortaliças.

 

Que representa o terceiro nível?


Grupo bastante diversificado, é formado das carnes, leite e produtos lácteos e as leguminosas.


Nas carnes, o organismo é abastecido das proteínas, Vitamina B12, Vitamina B6, ferro e zinco com importante papel na na restauração de todos os tecidos do corpo, desde o cabelo, massa muscular, enzimas, sistema imunológico, até as unhas. Vale lembrar entretanto que a carne vermelha precisa ser consumida com mais moderação devido à sua maior concentração de gordura.


No leite e produtos lácteos, o organismo é abastecido de proteínas, cálcio, magnésio, Vitamina B12, Vitamina A e Vitamina D. Eles estão envolvidos na formação óssea, incluindo os dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Auxilia o grupo das carnes a manter e restaurar os tecidos corporais, devendo ser inferidos durante todo o dia.


As leguminosas tais são os grãos de feijões, ervilhas, lentilha são fontes de fibras, minerais, proteínas, zinco.

 

E no topo da Pirâmide?


Esse grupo de proporções mais estreitas representa alimentos que devem ser consumidos em pequenas quantidades. São ricos em Vitamina E, além de Ácidos Graxos essenciais, responsáveis por deixarem a pele lubrificada, o cabelo brilhoso e a integridade das membranas das células, evitando a fadiga e protegendo contra o estresse.

 

Lembre-se!


A Pirâmide Alimentar encoraja a variedade, o equilíbrio e a moderação.


Perder peso não é retirar alimentos saudáveis do cardápio e sim reduzir o total de calorias ou aumentar o gasto calórico por meio da atividade física.

 

Como posso ter mais dicas de Rita Caride sobre nutrição e estética?


Adquira consulta nutricional e agende pelo 19 3251 1100. Clique aqui:

http://www.laformecenter.com.br/index.php/default/consulta-e-acompanhamento-nutricional.html.

 

A La Forme Center atua com no emagrecimento e rejuvenescimento corporal há mais de 25 anos, sendo essa uma de suas principais expertises - a redução de peso com perdas de medidas corporais.


Atende unissex, com hora marcada, de segunda à sábado. Agende avaliação gratuita com consultora especializada pelo fone  19 3251 1100. Rua Barreto Leme 2559, ao lado do Varandas Shopping no Cambuí, Campinas-SP. Estacionamento próprio e manobrista. Acompanhe as dicas de Rita Caride no blog da Clínica pelo www.laformecenter.com.br.


(Outras fontes: Emagrecimento Exercício e Nutrição- Artur Guerrini Monteiro)