Alguns alimentos favorecem o sono tranquilo e são mais adequados para seu metabolismo noturno, também prevenindo o ganho de peso. 

Leite: Rico em triptofano, precursor da serotonina - substância relacionada à sensação de prazer e bem estar, e também melatonina que é um hormônio que influencia a regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha! Mas, atenção: o ideal é o leite desnatado, que contém teores reduzidos de gorduras e calorias e preferencialmente sem lactose, açúcar do leite que em muitos casos causa estufamento gástrico. Se preferir acrescente 1 sachê de chá de camomila ou outro de sua preferência.

Queijos: Assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Prefira ricota, cottage ou queijo minas ligh. Pode acrescentar 1 colher de sobremesa de geleia light.

Iogurte zero gordura sem lactose: Igualmente ao leite e ao queijo. Bata o iogurte com 1 gelatina light ainda líquida, do sabor de sua preferência, geladeira por umas horas e pronto! Um delicioso flan.

Aveia: A vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano. Que tal preparar um mingau de aveia, ou ainda, comer um iogurte zero gordura sem lactose salpicado por aveia?

Castanhas, nozes, avelãs: O grupo das oleaginosas também é fonte de triptofano. Além disso, são ricos em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, vá com calma! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado: 2 a 3 unidades de uma delas já é suficiente para obter os benefícios sem comprometer sua dieta.

Chás de erva doce ou camomila: Essas ervas possuem efeito calmante, por isso, ajudarão a relaxar, induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.

Maracujá: Também possui efeito calmante e por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado sem lactose ou iogurte natural desnatado sem lactose.

Faça uma dieta balanceada e tome cuidado especial com o jantar, já que seu organismo vai entrar em estado de descanso e seu metabolismo se tornará mais lento nesse horário. 

Escolha os alimentos certos e ganhe qualidade de sono sem aumentar seu peso! 
 
Bom jantar e descanso redobrado com a escolha dos alimentos certos!